,

NOVEMBRO AZUL – O PROJETO QUERO ALMAS E O CANTOR SAMUEL MARIANO APOIAM ESSA CAMPANHA

Campanha tem como objetivo a conscientização da população para prevenção do câncer de próstata

Por Bruno Alves (Redação do Paz e Música)

Depois de um mês “totalmente rosa” dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama (que é a segunda principal causa de morte entre as mulheres) o mês de novembro também chega trazendo uma cor – o azul – e com ele um importante alerta, desta vez destinado os homens. A campanha “Novembro Azul”, direcionada ao público masculino, traz a tona uma discussão a  respeito da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Esta campanha também é apoiada e divulgada pelo cantor Samuel Mariano e pelo Projeto Quero Almas.

O câncer de próstata é uma doença que tem crescido consideravelmente entre os homens, principalmente para aqueles que possuem mais de 40 anos de idade. Esse tipo de câncer atinge todos os anos no país cerca de 60 mil homens. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estimam-se 61.200 novos casos de câncer de próstata para o Brasil em 2016. Esses valores correspondem a um risco estimado de 61,82 casos novos a cada 100 mil homens.

O maior desafio de acordo com os especialistas é driblar o preconceito que dificulta a realização dos exames necessários à prevenção. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia realizada com 1061 homens de 10 capitais brasileiras, na faixa etária de 40 a 70 anos, mostrou que apenas 32% dos homens fizeram o exame de toque retal, apesar de 76% saber que o exame é usado para detectar o câncer de próstata. O levantamento também revelou que 77% dos homens não fazem exame de toque retal por preconceito e que 54% dos homens entrevistados têm medo do exame. Quando questionados sobre a não realização do exame, apenas 8% admitem preconceito em relação ao toque, enquanto 13% afirmam descuido, preguiça e falta de tempo.

A oncologia (especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento da neoplasia, incluindo sua etiologia e desenvolvimento) explica que a próstata é uma glândula que está localizada na parte baixa do abdômen do homem. Ela produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual. Estudos apontam que o câncer de próstata apresenta uma evolução lenta e não produz sintomas de fase inicial, por isso é importante ir anualmente ao médico e realizar os exames de PSA e de toque, principalmente a partir dos 50 anos e em caso de incidência familiar em homens a partir dos 40 anos. Quando diagnosticado em sua fase inicial o tratamento é bastante eficaz.

14947422_1140648046022151_5359502442523822266_nCom o objetivo de incentivar os homens a comparecerem em unidades médicas, afim de realizar os exames de PSA e de toque é que o Projeto Quero Almas juntamente com o cantor Samuel Mariano apoiam essa campanha do “NOVEMBRO AZUL”, alertando sobre a importância do cuidado com a saúde. Afinal, o nosso corpo é do templo e morada do Espírito Santo e precisa de seus devidos cuidados.

 

Redação: Editorial Paz e Música

Fonte: Maxpress

Comentários

comentarios