,

OUTUBRO ROSA: O PROJETO QUERO ALMAS E O FÉMENINAS TAMBÉM APOIAM ESSA CAMPANHA!

Por Bruno Alves

O Outubro Rosa é um movimento criado na década de 90, nos Estados Unidos da América, com o objetivo de incentivar o diálogo sobre o Câncer de Mama e que hoje é uma alerta para as mulheres em todo mundo. Esse grande movimento está mais um ano conscientizado pessoas para a importância de se investigar a fundo uma das doenças que mais matam mulheres ao redor do mundo.

Com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença atinge milhares de mulheres. No Brasil, mais de 55 mil foram diagnosticadas apenas em 2016, porém esta indesejável doença pode ser enfrentada com maior eficácia, se diagnosticada precocemente pela paciente, por isso, o acesso à informação é muito importante. De acordo com estudos de especialistas, um em cada três casos de câncer pode ser curado quando diagnosticado no início, por isso a importância dessa grande campanha que traz informações e divulga os meios de prevenção, principalmente sobre a necessidade do autoexame em mulheres.

O Projeto Quero Almas (PQA) e o Fémeninas (seguimento do Projeto Quero Almas) juntamente com o Cantor Samuel Mariano apoiam o “Outubro Rosa” e convidam os intercessores a divulgarem esta causa. A informação passada adiante pode salvar muitas vidas.

14595722_1776378339307247_6549353773125369458_nO PQA e o Fémeninas têm um cuidado especial com as mulheres, tanto é que em todas as edições do Quero Almas, o Projeto leva para mulheres profissionais que palestram sobre a saúde da mulher e enfatizam os devidos cuidados que devem ser tomados e as formas de prevenção do Câncer de Mama.

O Projeto Quero Almas, através do Portal Paz e Música, disponibiliza nessa página o material completo para divulgação da campanha em 2016, incluindo folders e uma cartilha completa com orientações gerais para entender o problema.

 
O material idealizado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) traz explicações sobre fatores que podem influenciar no desenvolvimento da doença. Confira abaixo:

 O que causa o câncer de mama?

Não há uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos. Comportamentais/ambientais Obesidade e sobrepeso após a menopausa. Sedentarismo (não fazer exercícios). Consumo de bebida alcoólica. Exposição frequente a radiações ionizantes (raios X, mamografia e tomografia).

Fatores de risco

Comportamentais/ambientais
Obesidade e sobrepeso após a menopausa
Sedentarismo (não fazer exercícios)
Consumo de bebida alcoólica
Exposição frequente a radiações ionizantes (raios X, mamografia e tomografia)

História reprodutiva/hormonais

Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos

Não ter tido filhos
Primeira gravidez após os 30 anos
Não ter amamentado
Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos
Ter feito uso de contraceptivos orais por tempo prolongado
Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos

Hereditários/genéticos

História familiar de: 

  • Câncer de ovário.
  • Câncer de mama em homens.
  • Câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos.

Você pode baixar todo o material e promover palestras em sua igreja, bem como em ambientes que lhe permita levar a informação para o seu próximo em sua comunidade.

Confira abaixo os links para baixar e solicitar o material:

http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/material-divulgacao.asp

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2016/solicitacao-de-material-grafico-sobre-cancer-de-mama-e-outubro-rosa

http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/material/cartilha-cancer-de-mama-vamos-falar-sobre-isso-2016-web.pdf

Comentários

comentarios